A Operação Xeque-Mate deflagrada desde a noite de quinta-feira (31) cumpre 39 mandados de prisão na Serra catarinense. A ação contra integrantes de uma facção criminosa, que atua em Santa Catarina, prendeu envolvidos em tráfico de drogas e outros crimes planejados dentro de presídios. Na manhã desta sexta-feira (1°), em Lages, foram apresentados 25 homens, entre eles um agente penitenciário e um ex-assessor de vereador.
Continua depois da publicidade
Segundo a Polícia Civil, o agente penitenciário é suspeito de facilitar a entrada de drogas e informações no Presídio Regional de Lages. Já o ex-assessor de um vereador foi apontado por participar do grupo criminoso.
As investigações começaram em 2016. Alguns dos investigados já cumpriam pena em regime prisional.
Mais de 80 policiais civis participam desta da operação, através da Divisão de Investigação Criminal. Segundo a Polícia Civil, os trabalhos devem prosseguir no decorrer desta sexta-feira. As prisões devem impactar positivamente nos índices de criminalidade. De acordo o delegado Sérgio Roberto Sousa, os membros da organização são acusados de vários crimes, homicídios, roubo e tráfico de drogas na região Serrana.
Continua depois da publicidade