Por conta da localização geográfica Lages, na Serra Catarinense, foi escolhida para fazer parte do maior evento de tecnologia e inovação do mundo. O WebSummit que acontece em Portugal está com uma edição itinerante e vai passar por oito capitais brasileiras e a cidade de Lages, única fora das capitais.

Continua depois da publicidade

Nesta sexta-feira (09), a partir das 16h horas empreendedores e futuros empreendedores dos três estados do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, estarão reunidos no Parque Órion para conhecer e entender o mercado europeu, quais os benefícios e quais os produtos brasileiros têm potencial para serem exportados.

Conheça o Tech SC, portal que traz informações sobre tecnologia em SC

Um dos organizadores do evento, Diogo Machado, explica que Portugal traz muitas facilidades para quem quer expandir o negócio, a língua é uma das principais delas, o relacionamento entre brasileiros e portugueses também se torna mais fácil pela proximidade das culturas. O representantes do WebSummit no Brasil Tiago Cardoso, explica que o evento deve aproximar os dois países.

— As empresas de Santa Catarina têm grandes possibilidades de expansão para Portugal, já que o país oferece inúmeras formas de apoio ao empreendedor estrangeiro e também por ser considerada a porta de entrada para o mercado europeu. Por outro lado, Santa Catarina possui as características econômicas e culturais ideais para recepção de empresas portuguesas.

Continua depois da publicidade

A intenção é mostrar, ainda, como produtos regionais, a exemplo do mel da bracatinga, um mel raro no mundo, podem ser expandidos para a Europa. O evento tem 430 inscritos. Nele será assinada uma carta de intenções entre a prefeitura de Lages e a prefeitura de Covilhã, que fica na Serra da Estrela em Portugal para começar a aproximação entre os dois mercados brasileiro e português. Uma estratégia para aproximar os dois países e facilitar a expansão de negócios entre eles.