Um ônibus que percorre os bairros da cidade levando informações para o combate e a prevenção da violência doméstica. Assim funciona o programa  “Mulher, viver sem violência”, que começa a percorrer Lages de hoje até 29 de março. Dados da polícia militar mostram que Lages está em terceiro lugar no Estado quando o assunto é violência contra a mulher. Fica atrás apenas de Florianópolis e Itajaí.

Continua depois da publicidade

A primeira parada será no loteamento Jardim Vista Alegre. Além das ruas da cidade, o interior do município também receberá a visita do ônibus lilás itinerante, com palestras, atendimentos nas áreas de saúde, educação, psicossocial, jurídica, roda de conversa, agricultura, meio ambiente e ações recreativas. 

O veículo tem salas com divisórias para atendimentos privativos. Entre os serviços oferecidos estão instruções sobre a Lei Maria da Penha, cuidados preventivos ao câncer de mama e do colo do útero, doenças sexualmente transmissíveis, educação financeira, gêneros e direitos humanos, atendimento de enfermagem com aferição de pressão arterial e teste de glicemia, palestras preventivas referentes à laqueadura e vasectomia.

A ideia do programa é integrar e ampliar os serviços públicos voltados às mulheres em situação de violência. Para isso, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Política para a Mulher e Assuntos Comunitários. Além de Lages, durante este mês, outras cidades da Serra também recebem a visita do projeto.
 

Agenda

Continua depois da publicidade

19/3 – 13h às 17h: ônibus no loteamento Jardim Vista Alegre, em frente ao Ceim

26/3 – 8h30min às 17h: Santa Terezinha do Salto Caveiras, no pátio da Emeb da localidade

27/3 – 8h30min às 17h: Loteamentos Nadir, no salão da igreja

28/3 – 8h às 17h30min: Rancho de Tábuas/Potreiros, no salão da igreja

29/3 – 9h às 18h – Praça Joca Neves, com encerramento

Entre os dias 20 e 23/03 o ônibus estará em outros municípios da Serra Catarinense:

20/3 – Palmeira

21/3 – Otacílio Costa

22/3 – Ponte Alta

23/3 – Correia Pinto