Um aparelho com botão verde tem chamado atenção de quem passa pelo centro de Lages. A chamada botoeira foi instalada em três pontos da cidade para ajudar os pedestres com deficiência visual a terem mais segurança na travessia das ruas.
Continua depois da publicidade
Elas foram colocadas em pontos estratégicos próximas à faixa de segurança entre as ruas Frei Rogério e Nereu Ramos, Quintino Bocaiúva e Nereu Ramos (em frente ao Terminal Urbano) e Lauro Müller e Frei Gabriel (atrás da Catedral Diocesana).
Na semana passada a Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips) apresentou a tecnologia para os pedestres com deficiência visual. A botoeira é um aparelho de contagem de tempo exclusivamente para a travessia de pedestres, quando acionada, ou seja, quando o botão é pressionado, o aparelho registra em sua programação o pedido de travessia e fecha o sinal temporariamente para o trânsito. O pedestre deverá apertar o botão verde por cinco segundos e aguardar, um efeito sonoro é emitido, o que indica o acionamento do recurso. O aparelho possui, ainda, os recursos de vibração e placa de instrução em braile para sua localização acima da botoeira.