Lacerdópolis e Zortéa foram às cidades mais atingidas com a chuva forte que caiu região no início da noite de terça-feira. Na quarta-feira a Defesa Civil Estadual esteve nas localidades e distribuiu colchões, kits de limpezas e cestas básicas.

Continua depois da publicidade

Em Lacerdópolis, os estragos ficaram por toda cidade. A chuva atingiu parte do centro, dois bairros e a zona rural. Cinquenta pessoas tiveram prejuízos em casa. Uma idosa de 62 anos que estava em um estabelecimento comercial morreu afogada. Veronica Radavelli tinha dificuldades de locomoção e não conseguiu sair a tempo. Ela era de Herval d’Oeste e estava na cidade a passeio. A prefeitura municipal fez um decreto de situação de emergência que será encaminhado pra homologação na Defesa Civil Estadual. 

A 30 km de Lacerdópolis, o município de Zortéa também foi atingido pelo temporal. A força da água arrastou carros e destruiu casas. Para tentar sobreviver a aposentada Marilene Suzin da Silval, o marido e o filho ficaram agarrados nos pilares da parte de fora da casa por uma hora, eles foram resgatados pelos bombeiros. 

– Aí quando um queria desistir o outro dizia não, não desista. Aí nós fomos  aguentando. Eu pensava vai baixar, vai baixar, mas não baixava. – lembra.

Um abrigo foi montado para receber 15 pessoas que ficaram desabrigadas em Zortéa.
A estimativa da prefeitura é que os prejuízos passem de R$ 2 milhões.  Um decreto de emergência também foi feito.

Continua depois da publicidade

 

Leia também:

Miséria aumenta em Santa Catarina