O prédio começou a ser construído em 2012, depois de seis anos a expectativa é entregar a estrutura funcionando para a comunidade até julho desse ano. A previsão anterior da prefeitura de Lages era que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ficasse pronta em novembro de 2018. De acordo com a Secretária de Saúde Municipal, Odila Waldrich, 99% das obras físicas foram concluídas e agora faltam alguns detalhes para que a UPA fique pronta.
Continua depois da publicidade
O principal entrave, segundo a secretária, está na aquisição do mobiliário, que inclui, por exemplo, trincos de portas. A licitação está sendo feita há oito meses, mas, como são mais de três mil itens, isso atrasa o processo.
A maioria dos equipamentos foi comprado, com exceção do Raio X. Outra questão está na instalação elétrica do gerador, a demanda não foi colocada no projeto inicial e está tendo que ser incluída. Quando estiver em funcionamento a UPA irá atender 24h os casos de emergência de adultos e também das crianças, atualmente elas são atendidas no Hospital Infantil Seara do Bem. São mais de 300 mil pessoas na região serrana aguardando esse serviço.
A nova unidade terá mais de 2 mil m² com salas de observação, ambulatórios e consultórios. A obra que começou em 2012 era pra ter ficado pronta em 2014. Até agora já foram investidos mais de R$ 4 milhões de reais, dinheiro do Governo Federal e do Município.
Continua depois da publicidade