Mais de 3 mil estudantes de 12 escolas públicas municipais terão a oportunidade de estudar empreendedorismo. O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP) é uma parceria do Sebrae/SC (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina) e Prefeitura de Lages. Mais de 100 professores serão capacitados neste mês para trabalhar com educação empreendedora na sala de aula. As aulas se iniciam em maio.

Continua depois da publicidade

– A ideia é que a educação atue como transformadora e incentive a quebra de paradigmas e o desenvolvimento das habilidades e comportamentos empreendedores – destaca Altenir Agostini, coordenador regional do Sebrae.

Esse trabalho foi desenvolvido em 2015 em duas escolas de Lages. Em uma delas, a EMEB Manoel Thiago de Castro, no bairro Santa Clara, os alunos aprenderam como lidar com dinheiro e gerenciar um negócio, e todo ensinamento foi colocado em prática.

– Aprendi que temos que ter muita responsabilidade em tudo que fizermos, especialmente em se tratando de negócio – lembra Ketlen Ribeiro Nunes, de 12 anos.

Ela, Jeferson Marini Oliveira, 13 anos, e Adilson Ribeiro, de 12, fizeram parte do mesmo grupo de cerca de 20 alunos que por quatro meses foram responsáveis por uma locadora de brinquedos. Carrinhos, bonecas, bichos de pelúcia e livros eram alugados na sexta-feira e devolvidos na segunda por valores entre R$ 0,50 e R$ 2. “Se atrasasse ou retornasse quebrado, tinha multa” – explica Adilson Ribeiro.

Continua depois da publicidade

A ideia do empreendimento surgiu deles mesmos e foi acompanhada pelos professores.

Leia outras publicações de Eduarda Demeneck