A Defesa Civil de Lages informou, na manhã desta quarta-feira (1°), que os ventos provocados por um ciclone que atingiu Santa Catarina na terça-feira (30) chegaram a 130 km/h na parte na parte mais alta da cidade. Foram atendidas mais de 300 ocorrências em 64 bairros em uma operação conjunta com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além da Defesa Civil. No Estado, o ciclone deixou um rastro de destruição e provocou pelo menos nove mortes.

Continua depois da publicidade

​> Ventos voltam com intensidade durante a madrugada e a manhã desta quarta-feira em Santa Catarina​

​> Governador Moisés se manifesta sobre mortes por temporal em SC e pede: "fique em local seguro

Até o momento foram contabilizados 236 destelhamentos. Lonas foram distribuídas para as famílias que tiveram as casas atingidas. Além disso, houve 52 ocorrências envolvendo árvores, muitas arrancadas pela raiz. Ruas ficaram obstruídas.

O vento fez com que um concreto caísse em cima de um carro no bairro Coral, postes também caíram e muitas unidades consumidoras de energia ainda estão sem luz, desde às 14h desta terça-feira.

Continua depois da publicidade

Teve prejuízo na Câmara de Vereadores. A sessão desta terça foi suspensa. O Centro Tecnológico também foi atingido, assim como algumas escolas do município e a Policlínica, que, inclusive, está com os atendimentos suspensos para os próximos dias.

> Vendaval causa estragos em cidades do Oeste catarinense

Além de Lages, São Joaquim também registrou estragos. Os ventos fortes chegaram a derrubar uma garagem no bairro Nossa Senhora de Fátima. Telhados inteiros voaram, um poste caiu em cima de um veículo e houve muitas quedas de árvores.

Veja mais fotos:

Árvores caíram com a força do vento
Árvores caíram com a força do vento (Foto: Nilton Wolff)

Ruas foram obstruídas por árvores
Ruas foram obstruídas por árvores (Foto: Nilton Wolff)

Houve mais de 200 ocorrências de destelhamentos
Houve mais de 200 ocorrências de destelhamentos (Foto: Nilton Wolff)