Uma pista com semáforos, placas, faixas de pedestres, esse é o cenário da minicidade de trânsito implantada na delegacia da Policia Rodoviária Federal de Lages sexta-feira. É o segundo modelo do tipo montado no Estado. No local, os estudantes de escolas públicas aprendem sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. Na abertura, 35 crianças entre nove e 12 anos da Escola de Educação Básica São Judas Tadeu tiveram uma aula bem diferente. Primeiro, uma conversa com os policiais para entender as regras de trânsito, e depois os patinetes se transformaram em carros. A cidade conta também com semáforos luminosos e casas, tudo para simular as condições reais de tráfego. Eles puderam vivenciar como é a rotina na estrada, e como o respeito é importante para ter um trânsito seguro. Exemplos que serão passados para outros estudantes. O objetivo é transformar os alunos em embaixadores da segurança viária.
Continua depois da publicidade
— A equipe de educação para o trânsito da policia federal dentro da programação deles vai fazer o convite para as demais escolas do município e da região a frequentarem a minicidade. É algo novo para a região da Serra — explica José Junior, coordenador de operações da Arteris Planalto Sul.
Para ajudar no trabalho de conscientização, os futuros motoristas recebem ainda um minitalão de multas, para que possam fiscalizar a família e os amigos. O projeto, que já ocorre em Mafra, no Norte catarinense desde 2014, é uma parceria entre a Autopista Planalto Sul e a PRF de Santa Catarina.
Leia outras publicações de Eduarda Demeneck
Continua depois da publicidade
Veja também:
Cacau Menezes: Petrobras não para de anunciar aumentos
Secretário de Segurança de SC descarta concurso de soldados da PM em 2018