Em Bom Jardim da Serra o descarte irregular de aproximadamente três doses estava sendo apurado no município. Segundo denúncia que chegou na ouvidoria, as doses da Coronavac teriam sido descartadas no dia 30 de abril. Segundo a controladoria internada foi constado que neste dia houve o descarte de duas doses e meia da vacina AstraZeneca.
Continua depois da publicidade
>>Lages quer iniciar a vacinação nos professores antes do dia 31 de maio
Pelo que foi apurado o descarte aconteceu, porque houve troca de enfermeira para aplicação das vacinas, e a profissional não teria visto que tinha um frasco com dose aberto no refrigerador. No fim do dia, eles constataram que outro frasco com uma dose e meia também estava no refrigerador.
“O setor até procurou pessoas para aplicar esse remanescente de doses, já que os frascos não são fracionados, porém todos que foram consultados ou já haviam tomado a 1ª e até mesmo a 2ª dose. Como era final de semana e mesmo que bem acondicionadas, as vacinas tem recomendação de uso entre 6 a 8 horas após a abertura do envase, isso também impossibilitou o reaproveitamento, como já fora realizado em outras oportunidades” diz nota da Controladoria Interna do munícipio.
Segundo nota não houve fraude na ação dos agentes “esse não é um problema que acomete somente uma ou outra cidade, pois devido a alteração da dispensação da vacina em frascos com mais de uma dose para facilitar a logística, mesmo que se busque evitar sobras, por vezes se torna impossibilitado a medida, pois o primordial é realizar o atendimento”.
A controladoria disse que medidas para tentar evitar esse descarte estão sendo tomadas, os profissionais estão sendo orientados.
Continua depois da publicidade