O Casarão Juca Antunes, último exemplar de arquitetura luso-brasileira de Lages começou a ser restaurado em janeiro. A intenção é recuperar as características arquitetônicas originais do imóvel, que está bastante deteriorado por conta do tempo.
Continua depois da publicidade
O local foi construído em 1980 e estava fechado desde 2012, quando foi interditado pela defesa civil por problemas estruturais. As obras no valor de R$ 2 milhões têm previsão de 12 meses para serem entregues.
Elas preveem a restauração de toda a estrutura de telhado, forro e piso, além de pintura e adequações na estrutura.
Depois de pronto, o imóvel que abrigava uma mercearia será entregue para a prefeitura, que ficará responsável pela manutenção e pelo destino do Casarão. Ele foi Tombado pelo governo estadual, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em novembro de 2001.
As obras estão sendo feitas com investimentos da CTG Brasil, segunda maior geradora privada de energia do País. A empresa viabilizou a aquisição do imóvel e agora investe em sua restauração. A ação também é uma medida compensatória, via Termo de Ajuste de Conduta (TAC), por conta da construção da Usina Hidrelétrica Garibaldi, localizada no município de Abdon Batista (SC).
Continua depois da publicidade