O dia foi de ansiedade e expectativa para muitos moradores de Lages que esperavam o anuncio da prorrogação ou não dos decretos nº 19.100 e nº 19.002. Na tarde desta segunda-feira (15), o decreto nº 19.126 foi assinando prorrongando as medidas que já estavam sendo tomadas. Com isso, os serviços não essenciais vão continuar suspensos até a próxima sexta-feira (19), isso vale também para as aulas presenciais. Restaurantes, lanchonetes, lojas de vestuário, por exemplo, podem atender em sistema delivery.
Continua depois da publicidade
>>Estado vai recorrer de decisão da Justiça sobre lockdown em SC
– O dia de hoje só não é pior que o de amanhã, o que me leva a estender as medidas restritivas em Lages até a próxima sexta-feira (19 de março), quando completará 14 dias. Assim, poderemos ter efetivamente um refluxo nos números que hoje são alarmantes – comenta o prefeito Antonio Ceron.
>>Maioria dos prefeitos da Grande Florianópolis é favorável a medidas mais restritivas
Antes de tomar a decisão uma reunião entre o prefeito de Lages e representantes dos hospitais, Centro de Triagem, Secretaria de Saúde, Fórum das Entidades, CDL e Acil, aconteceu na manhã desta segunda-feira (15). Houve protesto na prefeitura de Lages, também. Comerciantes se manifestaram de forma silenciosa pela manhã, eles são contra o Lockdown, dizem que entendem o colapso na saúde, mas acreditam que fechar o comércio não é a melhor solução.
Continua depois da publicidade
>>Estado vai recorrer de decisão da Justiça sobre lockdown em SC
Durante à tarde o prefeito se reuniu com o gabinete emergencial para definir as ações. Desde a última terça-feira (09) em Lages os serviços não essenciais estavam fechados. As medidas mais rígidas foram tomadas devido à situação que a região vive. Lages tem hoje mais de 2.780 pessoas com covid-19. O número de atendimentos no Centro de Triagem continua alto e tem pacientes aguardando por leitos de UTI na região. Três crianças estão internadas com a doença no hospital Infantil. Na Serra Catarinense, os leitos de UTI Covid continuam lotados faz mais de 15 dias, inclusive com pacientes aguardando por vagas. Na semana passada o Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, anunciou que até abril, 19 leitos de UTI Covid devem ser abertos. A promessa é que nove sejam ativados nesta semana, no hospital Tereza Ramos. Outros dez, no hospital Seara do Bem, que é infantil, mas vai ceder parte da estrutura para receber pacientes graves com a doença.
>>Secretário de estado da saúde anuncia abertura de 19 leitos de UTI Covid, em Lages