A terça-feira (9) está sendo marcada pelo primeiro dia de fechamento do comércio e de aulas presenciais suspensas em Lages. O lockdown para tentar conter o avanço da Covid-19 na cidade foi publicado em decreto. Nesta segunda-feira (8), depois de ouvir setores da indústria, comércio e serviço, que pediram uma flexibilização em algumas atividades econômicas, um novo decreto com alterações foi assinado e já está valendo.

Continua depois da publicidade

>>Decisão de Lages lembra que política inclui ações e consequências

O que mudou foi a autorização da abertura de casas lotéricas, com 50% do limite da capacidade. Serviços de call center e assistência técnica também podem funcionar em regime de plantão. Lojas de roupas e calçados e setores de alimentos e serviços de urgência podem atender no sistema delivery e empresas de produção podem funcionar de portas fechadas.  As medidas estão em vigor até o dia 15 de março, quando será avaliado se o decreto será prorrogado ou não.

>>”Daqui a pouco vai faltar cova nos cemitérios”, diz prefeito de Lages ao defender restrições

Entidades do comércio fizeram uma manifestação silenciosa contra o lockdown, em Lages. Lojistas se reuniram em frente a prefeitura de Lages na tarde de segunda-feira (8). Segundo eles, o fechamento das atividades não essenciais não é a solução para o colapso que a cidade está vivendo, já que os lojistas estão cumprindo com as medidas sanitárias. 

Continua depois da publicidade

>>Prefeitos da Serra não aderem ao lockdown

Aglomeração nas ruas

Um dia antes do lockdown ruas de Lages ficaram lotadas
Um dia antes do lockdown ruas de Lages ficaram lotadas (Foto: Nilton Wolff)

Um dia antes das medidas entrarem em vigor, houve aglomeração de pessoas, inclusive em estabelecimentos comerciais de Lages. A Defesa Civil e a Polícia Militar precisaram orientar as pessoas.