Uma infestação de ratos tem preocupado professores do Centro de Educação Infantil Madre Paulina, em São Joaquim (SC). Eles relatam que há pelo menos duas semanas encontram todos os dias fezes desses roedores na cozinha, nos armários, junto com as verduras, além dos pacotes de leite em pó, farinha de trigo e arroz que são furados.

Continua depois da publicidade

Tudo acaba descartado. Os alimentos são colocados fora por conta do risco que os ratos causam para as crianças e funcionários do Ceim. As professoras temem que os dejetos e a urina dos ratos possam estar presentes, também, na caixa d’água. 

— Não sabemos se o pessoal da dedetização esteve aqui, mas hoje encontramos fezes de rato na pia, saco de alimento furado, tábua de carne com fezes em cima — afirma uma das professoras, que prefere não se identificar. 

O Centro de Educação Infantil Madre Paulina atende 50 crianças de até 3 anos. De acordo com o Secretário de Educação do Munícipio, Fabiano Padilha, todo o ano as escolas municipais passam por uma desratização, dedetização e as caixas d’água são limpas.

Sobre o caso do Ceim Madre Paulina, ele diz que ficou sabendo na semana passada e, segunda-feira à tarde, a desratização foi feita na unidade. Uma escola do interior que estava sofrendo com a infestação de taturanas também foi dedetizada. 

Continua depois da publicidade

— Ontem (segunda-feira) mesmo a empresa já veio fazer a desratização desse Ceim e, também, a dedetização das taturanas e lagartas na escola Jarbas Amarante Ferreira, na localidade do Boava — diz o secretário.

Leia mais publicações de Eduarda Demeneck