Sem dúvidas estamos na fase mais letal da pandemia, de sexta-feira (02) até domingo (04) foram 20 mortes registradas pela Covid-19 na Serra Catarinense – 12 em Lages e outras oito, em cidades serranas. Há um mês, profissionais de saúde têm alertado que os casos estão evoluindo de forma mais rápida para o estado grave da doença, com a nova cepa. Apesar do número de positivados ter diminuído, conforme o último boletim da prefeitura de Lages, atualmente são 709, os casos graves não estão em queda.

Continua depois da publicidade

>>Catarinense conta como Nova Zelândia usou lockdown e outras medidas para conter a Covid

>>Lages tem redução de quase 2 mil casos de Covid-19 em duas semanas

A preocupação é com o reflexo do feriado de páscoa. Mais pessoas reunidas, famílias, viagens, as transmissões podem voltar a aumentar e o sistema hospitalar ainda está em colapso, tanto que mesmo com a ampliação de leitos de UTI Covid, ainda há pacientes graves aguardando por internação. Só neste domingo (04), eram cinco pacientes na fila de espera.

Mais de cem pessoas em festa

Continua depois da publicidade

Mesmo com o cenário ainda há quem descumpra as medidas sanitárias. Em Correia Pinto, na Serra, a Polícia Militar flagrou uma festa com mais de cem pessoas no interior do município, na madrugada de domingo (04). Segundo a PM a maioria dos participantes era de Lages. No local havia som automotivo, consumo de bebidas alcoólicas e ninguém estava usando máscara e respeitando o distanciamento. O som de alguns veículos foi apreendido e todos os evolvidos vão responder um termo circunstanciado.