O decreto assinado na quarta-feira (15) pelo prefeito de Lages, Antonio Ceron, traz medidas mais restritivas para tentar conter o avanço do novo Coronavírus na cidade. As novas medidas valem até o dia 27 de julho. Segundo um levantamento da Associação dos Munícipios da Região Serrana (Amures), na última semana os casos na Serra Catarinense aumentaram 37%.
Continua depois da publicidade
O novo decreto nº 18.062 traz algumas restrições nos horários do comércio e suspensão nos atendimentos eletivos da saúde, que já passam a valer a partir desta quinta-feira (16). Normas mais rígidas podem ser discutidas, dependendo da adesão e do cumprimento das medidas por parte da população, segunda a prefeitura de Lages.
A preocupação é com os internamentos, em uma nova atualização da Secretaria Municipal de Saúde, os leitos de UTI Covid estão com 90% de ocupação e os leitos de UTI geral estão sem vagas desde a última semana. Os atendimentos no Centro de Triagem também aumentaram de 30 a 40 pessoas por dia para 170 pessoas em um único dia, nesta semana. Os resultados positivos de pessoas suspeitas passaram de 5% para cerca de 50%.
“Isso mostra o quanto o vírus está presente entre nós, como muitas pessoas assintomáticas”, alerta o secretário da Saúde, Claiton Camargo de Souza.
Continua depois da publicidade
Entre as principais restrições previstas no novo decreto estão o fechamento dos estabelecimentos até às 22h, exceto as farmácias. Todos os locais devem respeitar o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas e a ocupação não pode passar de 30% da capacidade do estabelecimento, o álcool em gel precisa estar disponível. Outra recomendação é para que os estabelecimentos façam a aferição da temperatura e que permita a entrada de apenas uma pessoa por família em supermercados. Segundo a prefeitura a fiscalização será intensificada.
>>Blumenau e região estão em nível gravíssimo para o coronavírus
Confira algumas medidas:
– Restaurantes, bares, cafeterias, padarias e afins – fechamento ao público às 22h, com atendimento até as 23h (entregas deliverys e retiradas no balcão permanecem inalterados).
– Supermercados, mercados e atacadistas (segunda a sábado) – 8h às 20h e no domingo das 8h às 14h;
– Shoppings e lojas de departamentos (segunda a domingo) – 10h às 20h
– Comércio em geral (segunda a sexta-feira) das 8h às 19h e nos sábados das 8h às 14h (domingo fechado);
Continua depois da publicidade
– Postos de combustíveis e lojas de conveniências (segunda a domingo) – 5h às 22h (somente irão funcionar depois das 22h aqueles localizados às margens das rodovias federais).
– Igrejas podem funcionar com capacidade de até 30% e distanciamento entre os bancos.
– Academias, estúdios de dança e pilates terão funcionamento até 22h, com limite máximo de ocupação de 30% da capacidade e distanciamento entre os usuários.
Suspensões:
– Eventos e competições esportivas da esfera municipal e privada continuam proibidos;
– Continuam suspensos cinemas, teatros, casas noturnas, shows e espetáculos;
– Cirurgias eletivas suspensas por tempo indeterminado, assim como o agendamento de consultas eletivas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs);
– Aulas do ensino infantil e fundamental estarão suspensas até final de agosto. Atividades pedagógicas não presenciais continuam.
Continua depois da publicidade