Mais de 200 famílias de, pelo menos, sete comunidades rurais de Bom Jardim da Serra estão sem luz há nove dias. Desde a última terça-feira (30), quando o estado foi atingido pelo ciclone os moradores do interior do munícipio estão as escuras. O que preocupa é que muitos têm pousada na região. A situação que já estava complicada por conta da pandemia, agora se agrava ainda mais.
Continua depois da publicidade
Além da energia, em muitas casas falta água, já que as bombas não funcionam para levar água até as caixas. Camila Demaman tem uma pousada rural na localidade de Vista Alegre, segundo ela sem uma previsão do restabelecimento da energia elétrica os prejuízos são inevitáveis.
>> Celesc vai pedir empréstimo de R$ 583 milhões para repor perdas com a pandemia
“Nós passamos 30 dias fechados devido a pandemia do Coronavírus, agora que pudemos reabrir para hospedar metade da nossa capacidade que é o que a gente vinha fazendo, tivemos esse problema com o ciclone. Estamos sem energia elétrica e não podemos aceitar reservas. O mês de julho é de alta temporada aqui para nós,” explica.
Segundo alguns moradores, a Celesc tem passado uma previsão de 30 dias para o retorno da energia nas comunidades rurais de Bom Jardim da Serra. Além das pousadas, quem trabalha com leite também está sofrendo as consequências, estão sem ter como refrigerar o leite e sem colocar as ordenhadeiras para funcionar.
Continua depois da publicidade
Prejuízos também para quem tem alimentos refrigerados e congelados e medicamentos veterinários que precisam de refrigeração. Segundo a Celesc há muitos postes caídos e muitos condutores arrebentados. Os trabalhos continuam com equipes extras para avançar nas áreas rurais. Muitas regiões devem retornar ainda nesta quarta-feira (08) com a energia.
