Nesta terça-feira (28), a Festa Nacional do Pinhão foi pauta de uma Audiência Pública, na Câmara de Vereadores de Lages. O evento, que chega à 31ª edição, desde 2014 é realizado através de uma Parceria Público-Privada.

Continua depois da publicidade

Neste ano, um novo edital para a contratação da empresa que vai comandar o evento nos próximos cinco anos será lançado. Comerciantes de Lages, que trabalham na festa, reclamam dos preços altos em que os estandes são locados, pedem que nos dois domingos os portões do parque Conta Dinheiro sejam abertos para atrair um maior público, e que as raízes, a cultura tradicionalista não seja esquecida.

Esses foram só alguns dos pontos levantados por entidades e autônomos durante a audiência. Estiveram presentes representantes da empresa, que hoje é responsável pela festa, e também do setor de licitação da prefeitura. Agora, de acordo com o superintende da Fundação Cultural, Gilberto Ronconi, todas as sugestões serão analisadas para a elaboração do edital, que deve ser lançado em dois meses.

A intenção, segundo ele, é construir os moldes do evento junto com a comunidade. Neste ano, a Festa do Pinhão será realizada entre os dias 14 e 23 de junho, no Parque de Exposições Conta Dinheiro.

Continua depois da publicidade