A terça-feira (27) promete começar gelada em boa parte do estado, a Serra Catarinense pode registrar temperaturas entre -2° e 0°C, há também possibilidade de geada. Mas, o frio que rende boas imagens, também castiga as pessoas mais vulneráveis, principalmente aquelas em situação de rua. Lages, cidade polo da Serra, começará a intensificar a abordagem social, na noite e na madrugada, a partir desta segunda-feira (26). O município já possui um abrigo permanente para pessoas em situação de rua, fica no bairro Centenário. No local, quem chega encontra cama, cobertor e comida. Ele funciona das 17h às 7h do dia seguinte.
Continua depois da publicidade
>>Últimos dias de abril terão “frio de outono” em Santa Catarina
Em média, por dia, ficam no local 44 pessoas, mas com a chegada do frio o movimento deve aumentar. Segundo o Secretário de Assistência Social, Jean Pierre, a partir de agora serão duas equipes de abordagem nas ruas, com psicólogos, assistente social e vigias.
– O nosso serviço de abordagem funciona sete dias por semana, ele passa em locais estratégicos e faz a circulação por toda cidade, para justamente acolher essas pessoas que se encontram em situação de rua. E levar essas pessoas, e convida-las para que elas vão até nosso acolhimento.
A intenção é intensificar a abordagem nos próximos 15 dias, e sempre que houver previsão de frio mais intenso. O principal, objetivo é evitar que essas pessoas fiquem doentes ou até mesmo com hipotermia por conta das temperaturas baixas. A população que ver pessoas em vulnerabilidade social também pode informar ao Serviço de Assistência Social da cidade, através do telefone (49) 98406 2980.
Continua depois da publicidade