Faz mais de um ano que a pandemia traz reflexos para a saúde e a economia. O setor de eventos foi um dos mais afetados. Quem se sustentava de festas e confraternizações precisou se reinventar. O bartender José Wanderlei Pereira viu aos poucos os eventos sendo cancelados. Em maio de 2020 começou engarrafando batidas cremosas para entregar aos clientes, mas logo os pedidos diminuíram. Neste ano, com a restrição dos eventos surgiu à ideia de fazer o “Drink no Portão”. Um atendimento rápido, de no máximo 20 minutos, e com pouca gente. A iniciativa começou na casa de uma amiga.
Continua depois da publicidade
>>Pesquisadores da UFSC contestam a tese do “pleno emprego” em Santa Catarina
– Uma amiga queria batida sem álcool, pois estava tomando medicação, pensei é hoje que vou aprontar uma. Coloquei alguns produtos no carro e fui fazer uma surpresa para ela, mas casa que tem cachorro ninguém faz surpresa. Fiz o drink no portão, ela amou, postamos algumas fotos e logo viralizou, no mesmo dia já vendi o primeiro serviço, conta o bartender.
Depois disso os pedidos só aumentaram. O drink no portão está sendo solicitado por famílias, amigos e para surpresas de aniversários. Segundo José Wanderlei, foi uma forma encontrada de não parar com o negócio, respeitando os decretos e as medidas de distânciamento. Faz dez dias que ele começou, em média tem atendido diariamente seis residências. Ele garante que todas as medidas sanitárias são tomadas para que o momento seja de descontração, mas sem esquecer da segurança.

– Muitas pessoas me conhecem e sabem das dificuldades que enfrentei sem trabalho. Em uma das entregas em um edifico, uma moradora desceu até a portaria, e quando me viu fazendo drink para outra moradora, ela logo chamou quase todos os vizinhos para comprar um drink e me ajudar, comenta.
Continua depois da publicidade
>>Paciente com Covid-19 recebe surpresa de aniversário em hospital de Lages; veja o vídeo
O serviço varia de R$ 60 até R$ 100. O bartender já planeja expandir a ideia para outras cidades da Serra Catarinense.