No meio oeste o Hospital Universitário Santa Terezinha, de Joaçaba, cancelou as cirurgias eletivas. O motivo é o aumento no número de pacientes internados na Ala Covid da unidade, tanto na enfermaria, quanto na UTI. Segundo a direção, foi preciso fazer um remanejamento de pessoal para trabalhar no setor. Com pouco profissional as equipes que antes estavam atuando em atendimentos como as cirurgias, precisaram ser redirecionadas. Atualmente a ocupação nos leitos de enfermaria e UTI de pacientes com o vírus está em 30%. Apesar da ocupação na ala Covid-19 ainda representar menos de 50% da capacidade total, o aumento brusco no número de pacientes internados exigiu que essas medidas fossem tomadas.
Continua depois da publicidade
::Serra Catarinense emite alerta para aumento de casos de Covid-19 na região
“Com poucas pessoas internadas pudemos encaminhar os profissionais para atendimentos como cirurgias e outros procedimentos, porém, com mais pessoas na Ala Covid eles precisam voltar a atender ali 24h por dia e, consequentemente, não há como manter ambos os serviços. Estaremos diariamente avaliando situação, mas, reforçamos que é muito importante o controle dos casos de coronavírus — afirmou o diretor da unidade, Alciomar Marin.
::Percentual de testes positivos para coronavírus em Blumenau é o maior desde o início da pandemia
Por enquanto apenas as cirurgias oncológicas, procedimentos obstétricos e partos cesáreos continuam sendo realizados normalmente. Já as cirurgias eletivas estão canceladas por tempo indeterminado.
Continua depois da publicidade