O drive-thru solidário acontece neste sábado (29), em Lages. Onze cervejarias se uniram na Serra Catarinense para criar uma cerveja inédita e limitada. Produzida com lúpulo da região, a “Brazilian Blonde Ale” foi criada para ser transformada em alimento. Neste sábado cada garrafa poderá ser trocada por 1 kg de alimento não perecível, no Ginásio Jones Minosso, localizado no bairro Universitário das 10h às 16h.

Continua depois da publicidade

>>Escola de gastronomia inaugura em Itajaí em junho

– É uma cerveja que a gente ajudou na receita, todo mundo. Tem um pouquinho de cada cervejaria e mais legal de fazer uma cerveja colaborativa é poder ter esse retorno social, comenta Ana Luiza Stolf, sócia e administradora de uma cervejaria de Lages.

Serão dez mil garrafas disponíveis e a intenção da organização é arrecadar dez toneladas de alimentos. Tudo será doado para entidades filantrópicas de Lages a partir da próxima semana.

>>Como surgiu o sorvete e suas deliciosas receitas

Continua depois da publicidade

Lúpulo: Uma nova cultura na região serrana

Desde o ano passado a empresa Ambev está apoiando produtores que querem começar a cultivar o lúpulo, um dos principais ingredientes para produzir a cerveja. A cultura ainda é nova no estado e no Brasil. Mas, em Lages já começou a trazer resultados, o projeto “Fazenda Santa Catarina” doa mudas de lúpulo para pessoas da agricultura familiar. A intenção é criar uma grande rede de produtores para que Lages comece a produzir o lúpulo em grande escala.

– Já tem alguns produtores fazendo testes e produzindo de forma bastante brava, desbravando essa nova cultura há algum tempo. Nós chegamos aqui para ajudar, para fazer com que esse fomento acelere. Então nós pretendemos fazer a doação de mudas para os agricultores para os agricultores familiares que tiveram interesse em fazer parte do projeto, com ajuda da Epagri que dará o apoio técnico, além disso oferecemos um contrato de compra, explica o coordenador de projetos da Ambev, Felipe Sommer.

Atualmente as cervejarias precisam importar o produto de países como a Alemanha, por exemplo, para poder produzir as cervejas artesanais.