Está prevista para acontecer em novembro a inauguração da ampliação da primeira fábrica de cerveja artesanal de Lages. Com investimentos no valor de R$ 1 milhão, a fábrica Princesa da Serra vai passar da produção de cinco mil litros para 20 mil litros mensais. O local será incluído na rota turística da Serra. O projeto arquitetônico terá ainda a gastronomia como aliada dessa experiência cervejeira, com pratos de truta e tilápia.
Continua depois da publicidade
“Este roteiro abrangerá a visita às fazendas de lúpulo em Lages. Na primeira reunião tivemos a presença de dez cervejarias que atuam na Serra, mostrando a força e dinâmica do setor. O mercado da cerveja artesanal está em plena expansão e a inclusão do destino cervejeiro é extremamente salutar. Atualmente na Serra já existem, entre as cervejarias tradicionais e ciganas, dez cervejarias que criam um ambiente propício para a construção da rota da cerveja na Serra.” – Comenta o executivo de Turismo, Luís Carlos Pinheiro Filho.
Os primeiros testes estão previstos para agosto, com a conclusão da instalação das máquinas vindas de Bento Gonçalves (RS). A inauguração deve acontecer em meados de novembro. Para fortalecer ainda mais o setor, a Serra já conta com uma associação. Na região estão sendo produzidas cervejas com gosto familiar, ou seja, pinhão e maçã estão se transformando na bebida. Anderson Fabiano Varela é responsável pela Frostbier, a primeira cerveja artesanal da Serra Catarinense e precursora no mundo a utilizar o pinhão em sua composição. Por mês produz de seis a oito mil litros de cerveja de pinhão.

Continua depois da publicidade