Segundo a Secretaria de Saúde de Lages, em média 30% das pessoas que fizeram o teste rápido testaram positivo para Covid-19, a testagem começou na segunda-feira (01). Com isso os números passaram de 80 para 124 diagnósticos confirmados para o vírus até a manhã desta quarta-feira (03), sendo que desses, 40 são resultados dos testes rápidos. Esses casos ainda não foram confirmados pelo governo do estado que continua com 70 na relação estadual.

Continua depois da publicidade

A maioria das pessoas que testou positivo para o vírus é assintomática, ou seja, não tinha nenhum sintoma da doença. Todos já estão em isolamento, cumprindo as determinações da secretaria da saúde que segue investigando caso a caso. Familiares e quem teve contato com essas pessoas também estão sendo monitorados.

Segundo o secretário de Saúde de Lages, Claiton Camargo, a positivação não preocupa tanto porque não houve aumento de internações, tanto em leitos regulares como na UTI. Por isso não se faz necessário teste em massa, neste momento. A necessidade de um novo ciclo de testes, além destes 2 mil que serão aplicados nas próximas cinco semanas, vai ser avaliada. Os testes rápidos para Covid-19 são gratuitos e estão sendo aplicados em pessoas que tiveram contato com os infectados, nos casos monitorados pela prefeitura, nos funcionários do comércio, supermercados, garis, atendentes do sistema de saúde, além das gestantes e usuários imunodeprimidos.. Todos escolhidos aleatoriamente pelas entidades que as representam. A maioria desses testes está sendo aplicado no hospital de Triagem de Lages.

Continua depois da publicidade