O número de casos positivados em Lages, cidade polo da Serra, subiu 286% nos últimos nove dias. No dia 1 de março eram 544 pessoas com Covid-19 em Lages, hoje são 1.902 pessoas positivadas. Elas estão em isolamento domiciliar ou internadas nos hospitais. Esse é o maior número de casos ativos desde o inicio da pandemia.
Continua depois da publicidade
>>Hospital de Lages recebe respiradores para ampliação de leitos
Outro dado que chama atenção é o número de pessoas jovens positivadas. Em média 70% das confirmações de covid-19 envolve pessoas entre 25 e 40 anos. Por consequência, o Centro Triagem tem ficado lotado. Nesta quarta-feira (10), nove pacientes estão no local aguardando por leitos nas UTIs e enfermarias Covid. Nesta semana, 13 unidades básicas de saúde precisaram ser fechadas para que profissionais fossem remanejados ao Centro de Triagem, para ampliar a oferta de atendimento.
>>Governo prorroga medida que reforça fiscalização das restrições em SC
Estão sendo atendidos em média 400 pessoas por dia. Esse aumento expressivo fez com que o prefeito Antonio Ceron decretasse o fechamento dos serviços não essenciais até a próxima segunda-feira. Isso inclui o comércio que está podendo atender só no sistema delivery e as aulas presenciais que estão suspensas. A intenção é diminuir o fluxo de pessoas circulando nas ruas e nos estabelecimentos, para tentar diminuir o número de casos ativos.
Continua depois da publicidade