O painel de casos ativos de Covid-19, disponível no site do governo do estado mostra que todas as regiões tiveram aumento de casos na última semana. A região do Oeste, por exemplo, teve 107,6%, na Serra Catarinense o aumento foi de 25,8%. Isso significa que depois de um período de queda, os casos voltaram a crescer no estado. Em Lages, por exemplo, o número de casos ativos, não baixa de 700. Para o Secretário de Saúde da cidade, Claiton Camargo, isso pode ser resultado do feriado de páscoa, que ocorreu há 15 dias.
Continua depois da publicidade
>>Vacinação de professores contra Covid em SC deve começar por profissionais da Educação Infantil
– Todos os efeitos de movimentações ou restrições aparecem com intensidade 15 dias depois. Quando você tem um ritmo de contaminados que acontece no primeiro ciclo de sete dias, e depois no ciclo de 15 dias a gente tem um volume que já aparece nos indicadores e deve ser isso que está acontecendo. Já faz umas duas semanas que nós não conseguimos diminuir o número de casos, explica o secretário.
Ainda segundo o Secretário geralmente esse crescimento tem começado no Oeste. Atualmente os índices de internação têm diminuído, as UTIs continuam lotadas, porém com menos gente a espera de vagas. E na enfermaria a taxa de ocupação nas últimas semanas está oscilando entre 60% e 70%. O munícipio que já viveu o colapso em meados de março tem receio que os números voltem a subir, ainda mais com a chegada do frio, onde casos gripais tendem a aumentar. Por isso que a estrutura montada na cidade na UPA 24h e no Centro de Triagem vão seguir abertas para garantir o atendimento no caso da demanda aumentar.
Continua depois da publicidade