Lages conta desde o fim do ano passado com uma casa de acolhida para mães de recém-nascidos, gestantes e bebês que estão em atendimento no hospital e não têm onde ficar. Chamada de Casa Mãe Tereza, ela fica localizada perto da maternidade de Lages e atente mulheres de cidades da região. A intenção em montar o local é dar suporte para que as mulheres estejam mais próximas da unidade hospitalar para realização do parto, ou acompanhamento do bebê recém-nascido em casos de internação na UTI Neo Natal e berçário.

Continua depois da publicidade

— O objetivo da casa não é só apoiar as mães, mas também as gestantes que vêm para a maternidade quando ainda não está na hora do parto — explica Maiura Rosa, enfermeira obstetra responsável pela Rede Cegonha no HTR.

A casa conta com quartos mobiliados com camas e berços, sala de estar, banheiro, lavanderia e uma cozinha. O serviço é preconizado pelo Ministério da Saúde pela Rede Cegonha. Uma equipe multiprofissional composta por coordenadora, enfermeiras obstetras, médicos obstetras, técnicas de enfermagem e zeladoria faz o monitoramento das gestantes e também atendimento ambulatorial.

Leia outras publicações de Eduarda Demeneck

Continua depois da publicidade