A cartilha possui 20 páginas e traz orientações rápidas sobre cartão de crédito, educação financeira, compras à vista e a prazo, além de dicas para aposentados e pensionistas da Previdência Social, em relação a empréstismos e cartão consignado. Os conteúdos da cartilha foram escolhidos junto à Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon São Paulo. E são reflexo do número de reclamações dos consumidores, que admitem terem dificuldade de administrarem o próprio cartão de crédito, por exemplo.

Continua depois da publicidade

“Os assuntos estão tratados ao longo da cartilha de forma bem didática, linguagem acessível e de fácil entendimento e assimilação, além de ilustrações para tornarem a leitura mais atrativa, com os itens mais necessários e importantes de serem compreendidos no cotidiano do consumidor”, salienta o coordenador executivo do Procon de Lages, Júlio Borba.

A primeira tiragem da cartilha tem mil exemplares e está sendo distribuída no Procon de Lages. Elas são resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Procon e uma rede de supermercados da cidade, depois cometeu uma infração e teve como penalidade doar as cartilhas e um aparelho de ar-condicionado para ser utilizado na área de atendimento da unidade.

Continua depois da publicidade