A partir desta segunda-feira (26), agentes de saúde de Lages vão fazer uma busca ativa nos idosos que estão aptos a receberam a vacina contra Covid, mas ainda não fizeram. Um levantamento da Vigilância Epidemiológica mostra que só 64% dos idosos com mais de 90 anos tomaram a 1ª dose, e desses 56% foram receber a 2ª dose. Esse é o grupo que mais preocupa. Nas outras faixas etárias o percentual de vacinados fica entre 80% e 90%.
Continua depois da publicidade
>>SC registra queda na fila de espera por UTI Covid pelo sexto dia consecutivo
A segunda dose traz um percentual mais baixo de vacinados, um exemplo são os idosos entre 80 e 84 anos, 88% receberam a 1ª dose, mas só 19% completaram o esquema de imunização. A explicação pode estar na vacina que foi aplicada. Em Lages os idosos com essa idade começaram a ser vacinados em fevereiro, quem recebeu a Astrazeneca deve esperar três meses para receber a 2ª dose, já os que receberam a vacina da Coronavac, já deveriam ter completado o esquema de imunização, o tempo de intervalo era de 21 dias e agora passou para 28 dias, conforme nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde.
Nesta segunda-feira (26), a Secretaria da Saúde vai iniciar uma busca ativa das pessoas aptas a tomar a vacina, a intenção é saber o motivo. Por isso agentes de saúde vão visitar as residenciais e mapear essas pessoas. Aqueles que decidirem por se imunizar serão encaminhas para o Parque Conta Dinheiro (drive-thru) ou Ginásio Jones Minosso (pedestres). Até o momento 40.500 doses foram aplicadas nos moradores de Lages.
Vacinação continua para pessoas com mais de 62 anos
>>SC reduz restrições em praias e amplia horário de bares e restaurantes; veja o novo decreto
Continua depois da publicidade
Quem tem mais de 62 anos e ainda não recebeu a primeira dose pode procurar nesta segunda-feira (26) um dos dois locais de imunização em Lages, Parque Conta Dinheiro ou Ginásio Jones Minosso. A vacinação é realizada das 9h às 17h. Segunda dose segue sendo aplicada nos idosos e nos profissionais de saúde.