Uma unificação inédita em Lages entre o Sistema Nacional do Emprego, do governo federal, e o Banco do Emprego, do município, irá facilitar o acesso das pessoas ao mercado de trabalho. A expectativa é que em 30 dias todos os atendimentos em relação a vagas de emprego sejam feitos na sede do Banco do Emprego, no centro de Lages.
Continua depois da publicidade
O sistema utilizado, principalmente para o encaminhamento do seguro desemprego pelo Sine, continuará sendo do Ministério do Trabalho. O mesmo sistema também será usado para o cadastramento de currículos e de vagas. A partir dessa unificação, as pessoas que estiverem procura de emprego terão a chance de receber qualificação pelo programa Qualifica Mais. Desde que foi implantado, em março do ano passado, o programa já ofereceu 27 cursos em diversas áreas e formou mais de 700 pessoas.
Segundo a chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Mariah Pereira, desde 2016 o Ministério do Trabalho e Emprego não repassa recursos para o Sine, que ficou a encargo da Secretaria. Isso dificultou a oferta de capacitação, que antes tinha nas unidades do Sine.
Leia outras publicações de Eduarda Demeneck
Continua depois da publicidade