O munícipio de Campo Belo do Sul, que fica na região serrana do estado foi condenado ao pagamento de R$ 100 mil por colocar em risco a vida de moradores do interior que usavam uma balsa para travessia de um rio, na localidade de Machados. A balsa em funcionamento é de responsabilidade da prefeitura, mas funcionava de forma precária. Entre janeiro de 2018 e agosto de 2020, a Capitania dos Portos constatou irregularidades em cinco inspeções feitas e, inclusive, tirou a balsa de circulação. Houve também problemas com a pessoa que conduzia a embarcação e não era habilitada.
Continua depois da publicidade
O valor será revertido para o fundo para Recuperação dos Bens Lesados de Santa Catarina, que será revertido para custear projetos que beneficiem a sociedade. A balsa é a forma mais rápida da população local acessar serviços de saúde e educação.
>>Um dia após ataque a creche em SC, polícia ainda tenta entender as motivações do crime
Desde 2018, quatro pessoas perderam a vida no local. Em uma delas um jovem de 17 anos perdeu a vida ao tentar atravessar o rio a nado para buscar a balsa que estava do outro lado e não tinha balseiro. Outras duas pessoas morreram afogadas no mesmo lugar, carro em que elas estavam caiu de cima da balsa.
A decisão do pagamento de R$ 100 mil de indenização foi da juíza Jadna Pacheco dos Santos Pinter, da comarca de Campo Belo do Sul, através de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público.
Continua depois da publicidade
>>Paulo Gustavo será cremado com presença da família e amigos próximos
– Flagrante a violação de valores fundamentais da comunidade e a diminuição do bem-estar social, tendo em vista o risco à vida e à segurança a qual foram submetidos os usuários do serviço, vindo inclusive a repercutir em óbitos, bem como o afastamento de outros serviços públicos essenciais impostos àqueles que utilizavam a balsa como principal meio de acesso aos centros urbanos, destaca a magistrada na decisão.
O município pode recorrer da decisão, segundo a procuradoria de Campo Belo do Sul até está terça-feira (05) eles não tinham sido oficializados.