Após reclassificação no mapa de risco do governo de Santa Catarina, que colocou o Meio-Oeste em nível alto (amarelo) para a transmissão da Covid-19, a Secretaria de Educação de Joaçaba anunciou o retorno das aulas presenciais para a próxima semana, dia 3 de novembro. Para isso, está sendo validado o plano de contingência das unidades escolares. Esse plano contém as regras sanitárias que cada escola deverá seguir.

Continua depois da publicidade

> SC avalia decisão da Justiça para volta às aulas presenciais em escolas particulares

A secretária de Educação de Joaçaba, Ana Beatriz Brancher, diz que o retorno será gradual. 

– Essa abertura será somente com os 9º anos nessa primeira semana e vamos abrir consecutivamente com os anos do ensino fundamental. Então na segunda semana nós teremos o retorno às escolas nos 8º, 7º e 6º anos. A partir do dia 16 de novembro nós teremos os 5º, 4º e 3º anos retornando às escolas de origem. Na semana no dia 23 nós teremos o retorno dos 2º e 1º anos do ensino fundamental – explica.

> Florianópolis fiscaliza praias, restaurantes e bares no feriadão de Finados

Continua depois da publicidade

A princípio, o munícipio não voltará presencialmente no ensino infantil. Os pais ou responsáveis terão autonomia. Caso não queiram levar os filhos para a escola podem assinar um termo e os estudantes continuarão com aulas remotas. 

As escolas privadas também foram autorizadas a voltarem com o ensino presencial, nesse caso cada uma terá autonomia para o retorno, sempre respeitando o plano de contingência. Na rede particular a previsão é que o ensino infantil volte presencialmente. 

A cada semana a Secretaria de Educação de Joaçaba avaliará as condições do mapa de risco para permanência das aulas presenciais.

> SC tem 11,9 mil pacientes em tratamento por coronavírus, número mais alto desde agosto

> SC impõe regras para campanha eleitoral com coronavírus

> Painel do Coronavírus: veja o avanço da pandemia em SC