Quem é mãe sabe que um dos momentos mais esperados da gestação é o nascimento de um filho. São nove meses de muitos planos, quando chega a hora é algo mágico, o amor que já era grande parece que transborda. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Mas, e quando esse momento é interrompido por um vírus? Foi o que aconteceu com a enfermeira de Lages, Cecília Spiazzi e o pequeno Joaquim. Ele nasceu no dia 18 de abril, com 35 semanas, no Hospital Tereza Ramos. 

A Cecília tinha descoberto há cinco dias que estava com Covid-19, teve complicações e precisou ir para UTI, onde ficou por 23 dias. Na terça-feira (11) ela recebeu alta da UTI, e nesta sexta-feira (14) finalmente voltou para casa e reencontrou a família. Pela primeira vez mãe e filho ficaram juntos.  

Confira como foi o momento em que Cecília recebe alta da UTI Covid:

Durante o período em que ela esteve no hospital, o Joaquim ficou sob os cuidados dos avós, do pai e da amiga da Cecília, Tatiane Matos. Ela, que também é enfermeira, conta que o Joaquim precisou ficar sete dias na UTI Neonatal, mas logo foi pra casa. 

— Foi emocionante, mas foi ao mesmo tempo um vazio. Quando eu fui junto com o papai do Joaquim buscar ele no hospital, porque aquele papel não era meu, aquele papel era da mãe dele. Mas sabia que ela estava bem cuidada e se recuperando e que ia ser provisório – comenta.  

Veja como foi a saída de Cecília do hospital:

Desde o primeiro dia de vida do Joaquim, tudo está sendo registrado, o banho, a hora do mama com a mana. A intenção é que a mamãe Cecília consiga acompanhar a evolução dos filhos, mesmo depois de tantos dias longe deles. No domingo (08), dia das mães, ainda na UTI foi o primeiro contato da Cecília com o Joaquim. A mãe dela, dona Juraci Juraci Dalpiva Spiazzi, acompanhou esse encontro virtual.

> Grávida decide ter filho em casa para evitar internação em hospital durante a pandemia em SC

— Foi a primeira vez que ela viu o Joaquim, que ela notou que ele existia mesmo. Foi muita emoção – conta a avó.  

Continua depois da publicidade

Agora a Cecília já voltou para casa, para pertinho dos filhos e da família. Um recomeço depois de vencer o vírus. Vitória para a família toda.

O tão esperado reencontro aconteceu e foi filmado:

> Grávidas de SC imunizadas com Astrazeneca relatam reações leves