Em sete dias, 14 pessoas foram autuadas em Lages por não estarem usando a máscara. Cada uma recebeu multa de R$ 2.140. A soma das autuações foi de R$ 29,9 mil, entre os dias 26 de abril e dois de maio. Os flagrantes aconteceram principalmente em festas clandestinas que estavam sendo realizadas na cidade.

Continua depois da publicidade

>>Novo decreto em SC: entenda o que está proibido e liberado até 17 de maio

Por enquanto, o que vale no município é o decreto nº 19131/2021 que prevê a obrigatoriedade de máscara e proíbe aglomerações em espaços públicos. Mesmo com a liberação de eventos pelo Governo do Estado, o que vale sempre é o decreto que restringe mais, no caso de Lages, o do município. Segundo o que a coluna apurou o prefeito Antônio Ceron deve assinar um novo decreto durante essa semana.

Na última semana, houve flagrantes de festas com mais de 100 pessoas, bares lotados e praças públicas com aglomerações. Quem estava sem máscara foi multado. Seis termos de fiscalização e 12 termos circunstanciados foram emitidos às pessoas e estabelecimentos por não cumprirem com as medidas sanitárias.

>>Vacinação para grupo com comorbidades começa quarta-feira em SC, diz secretária de Saúde

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil de Lages está trabalhando com duas equipes durante o dia e à noite nas fiscalizações. As polícias militar e civil são responsáveis pela aplicação das multas. Quem e notificado recebe o auto de infração pelo correio e tem 15 dias para recorrer. As multas recolhidas são destinadas para Secretaria de Saúde de Lages, para o combate da pandemia.