Na Serra Catarinense, O Comitê de Emergência e Saúde da Covid-19 da região (Coes regional) emitiu um comunicado de ações estratégicas de prevenção ao vírus para o dia das eleições. As recomendações foram discutidas em reunião do Coes regional nesta quinta-feira (12) e enviadas aos gestores dos 18 municípios da Amures (Associação dos munícipios da Região Serrana).

Continua depois da publicidade

:: Eleições 2020: o que você precisa saber a dois dias da votação

O Comunicado orienta pra que todos os locais de votação sejam sanitizados depois do pleito eleitoral. Outra medida é para que os prefeitos disponibilizem servidores do município para a convocação da Justiça Eleitoral, com objetivo de auxiliar os delegados nos colégios eleitorais, para que orientem os eleitores na formação de filas e distanciamento entre as pessoas.

O Coes da região também sugeriu a suspensão de carreatas. E alerta, ainda, para intensificação de medidas de higienes nas comemorações de vitórias eleitorais, como a higienização das mãos com álcool 70% e evitar aglomerações.

:: Já decidiu seu voto? Busque tudo sobre seu candidato

Continua depois da publicidade

A matriz de risco do governo catarinense foi atualizada nesta quinta-feira (12), a região serrana se manteve em nível grave para transmissão da Covid-19, mas a velocidade em que essa transmissão vem acontecendo preocupa. Em uma semana o número de casos ativos, que são as pessoas infectadas aumentou 30%. E é justamente para tentar evitar uma contaminação maior que as orientações foram emitidas.

Na Serra são mais de 240 mil eleitores que votam nos 18 municípios. Lages tem a maioria de eleitores – 123 mil. A fiscalização será feita pelas Polícia Militar.

:: Serra Catarinense emite alerta para aumento de casos de Covid-19 na região