Está valendo o novo formato de agendamento para os interessados em visitar o Morro da Igreja, que fica entre as cidades de Urubici e Bom Jardim da Serra. Agora os interessados devem enviar um e-mail com o pedido, entre 9h de segunda-feira e 12h de quinta-feira da mesma semana da visita, que só pode ser feita entre sexta e domingo.

Continua depois da publicidade

Até então o pedido era feito direto na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no centro de Urubici. Os interessados devem encaminhar o e-mail para o endereço reservasparquesaojoaquim@icmbio.gov.br, colocando em assunto: 

"AGENDAMENTO MORRO DA IGREJA".

No corpo do texto deverá conter as seguintes informações:

– NOME COMPLETO DO CONDUTOR DO VEÍCULO (ou responsável maior de idade, que esteja presente na visita);

Continua depois da publicidade

– NÚMERO DO CPF da pessoa informada no item anterior;

– TIPO DO VEÍCULO (automóvel, van, moto ou bicicleta);

– PLACA DO VEÍCULO (exceto para bicicletas) – no caso de veículo locado, que ainda não se saiba a placa, informar "VEÍCULO LOCADO";

– NÚMERO DE PASSAGEIROS, incluindo o motorista, que estarão no veículo durante a visita;

– MUNICÍPIO(S) DE RESIDÊNCIA do solicitante;

– DIA E TURNO DA VISITA: indicar o dia (sexta, sábado ou domingo) e turno (manhã ou tarde) em que deseja fazer a visita. Pode indicar mais de uma opção, por ordem de preferência. Conforme disponibilidade, o agendamento será efetuado (PARA UM ÚNICO DIA E TURNO), respeitando a ordem informada pelo solicitante.

Segundo o instituto que administra o local, não é permitido o acesso ao Morro da Igreja com ônibus, micro-ônibus, caminhões ou reboques. Além disso, para confirmar o agendamento prévio o visitante deverá aguardar uma resposta de confirmação.

“Em caso de obras na estrada, condições climáticas adversas (ex: neve, formação de gelo na pista, ventos extremos) ou outros fatores que coloquem em risco a segurança dos visitantes, a visitação poderá ser limitada ou interrompida, sem aviso prévio.” – explicou a nota enviada pelo ICMBio.

Continua depois da publicidade

O Morro da Igreja tem o acesso por Urubici e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Por dia podem subir até o local, que tem o mirante da Pedra Furada, 200 veículos.