É só começar a esfriar que essa pergunta se torna frequente. Afinal, quem mora na Serra Catarinense sente frio? Nesta quarta-feira (28) nós tivemos a madrugada mais gelada registrada na história, no mês de abril. Em pleno outono e a temperatura em Urupema chegou a -5,4 graus e muita geada. Há quem diga que o Serrano está acostumado e não sente frio. Será mesmo?
Continua depois da publicidade
>>Santa Catarina registra em 2021 a menor temperatura da história em abril
Eu nasci na Serra Catarinense e digo o seguinte, estamos mais preparados psicologicamente para encarar as temperaturas baixas. Mas, costume é para quem anda de camiseta na região em dias de temperaturas baixas, e tenha certeza isso não é frequente por aqui. Existem as raridades, mas a maioria do povo sente frio, sim.
O que muda é que que muitas das pessoas que vêm de outras cidades, estados e países, chegam sem ter ideia de como é o frio da região mais gelada do estado, e acabam se surpreendendo com a sensação de frio. Alguns trazem poucas roupas na mala,e se supreendem porque o frio dói!
Por isso se vier à Serra Catarinense em época de previsão de dias gelados, se prepara para encarar um frio congelante, traz muita roupa na mala, touca, luva e cachecol, roupa térmica ajuda bastate, também. Agora com a pandemia não dá para esquecer da máscara, aliás esse acessório além de indispensável por causa do vírus, está sendo bem útil nos dias gelados.
Continua depois da publicidade
Sobre se acostumar ou não, é frio para todos, mas uns encaram melhor essas temperaturas negativas e outros nem tanto.