Pela primeira vez a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Lages permitiu que uma adolescente acolhida em um abrigo na cidade participe de um concurso de beleza fora de Lages. O concurso acontece em outubro, no Norte do estado. A menina de 12 anos recebeu o convite em uma viagem de férias, no litoral, em Janeiro deste ano. Uma pessoa da organização a viu na praia. A adolescente estava com a madrinha afetiva, ela está inscrita no programa Acalento, onde as crianças e adolescentes abrigados são apadrinhados por pessoas que os levam, por exemplo, para passeios.
Continua depois da publicidade
“Fiquei receosa e não dei muita informação sobre a gente e a menina, mas depois pesquisei e vi que é um concurso sério. Então, resolvemos participar ”. – Explica a madrinha, Denise Anselmo.
A madrinha vai acompanhar a adolescente em todas as etapas do concurso e será responsável pelas despesas de transporte, hospedagem, vestuário e alimentação.
– “Com um metro e setenta, magra, cabelos cacheados naturalmente e um rosto lindo, tem porte de miss mesmo. E ficou tão contente com a ideia de participar do concurso. Vamos fazer de tudo para que seja uma experiência incrível para ela”, enfatiza.
O juiz Ricardo Alexandre Fiuza, disse que a decisão judicial de autorizar a participação da adolescente no concurso foi baseada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), observada a proteção integral e o melhor interesse da menina, destacou o direito à liberdade, que compreende a participação da vida comunitária, sem discriminação. “Fazer parte do evento, na lei chamado de certame de beleza, será importante para seu desenvolvimento porque vai viajar e conhecer outras pessoas”.
Continua depois da publicidade