A instituição cultural mais antiga de Santa Catarina, a Biblioteca Pública, completa 165 anos no dia 31 de maio. Para comemorar, serão realizadas diversas atividades ao longo desta semana.

Continua depois da publicidade

Nesta segunda-feira (27) inicia a exposição “Linha do Tempo da BPSC 165 anos (1854 a 2019)”, que conta a história da instituição. Na quarta-feira (29), às 10h, será a vez de falar sobre sustentabilidade no bate-papo sobre o projeto “Reciclar é o nosso papel”, com o escritor Roberto B. Vaz. A iniciativa aborda a construção de barquinhos de papel (em tamanho gigante), feitos com caixas de papelão e, com isso, aborda a necessidade urgente de trabalharmos a reciclagem de materiais.

A inclusão social não ficou de fora da programação e o tema será abordado em uma roda de conversa é a leitura inclusiva. A atividade terá apresentação dos equipamentos de tecnologia assistiva para uso exclusivo de pessoas com deficiência visual, além de contação de histórias. A roda será também na quarta-feira, às 15h.

No dia seguinte, quinta-feira (30), às 10h, acontece a palestra Ildefonso Juvenal da Silva: um biógrafo de Cruz e Sousa, com o escritor do livro homônimo, Fábio Garcia. Mais tarde, às 17h, ocorre palestra com sessão de autógrafos com a escritora Ana Cláudia Perpétuo de Oliveira, autora da obra “Biblioteca pública e autonomia cidadã”. Ana é professora Auxiliar do Departamento de Ciência da Informação da UFSC.

Na sexta-feira (31) aniversário da BPSC, a jornada começa com a roda da conversa sobre a presença da mulher na literatura catarinense e sessão de autógrafos. A atividade começará às 10h, com as participantes: Renata Dal-Bó – escritora e jornalista; Lélia Pereira da Silva Nunes – socióloga, escritora, membro da Academia Catarinense de Letras; Maria Tereza Piacentini – escritora, membro da Academia Catarinense de Letras; Sofhia Debiasi Mattei – escritora mirim de Tubarão (SC); Maria Odete Olsen – escritora e jornalista.

Continua depois da publicidade

A mediação será feita pela presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Ana Lúcia Coutinho. Para finalizar, na sexta-feira, a história da Biblioteca Pública será relembrada e comentada a partir das 15h com a presença de pesquisadores e frequentadores do espaço: Maria Teresa Santos Cunha (FAED/Udesc), Gisela Eggert- Steindel (FAED/Udesc), Reinaldo Lohn (FAED/Udesc), Eliana Bahia Jacintho (UFSC), Ana Lúcia Coutinho (presidente da FCC) e César do Canto Machado (escritor e jornalista).

Vale destacar que as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo (48) 3665-6422 ou (48) 3665-6423.