Integrantes do Samba de Terreiro Florianópolis realizaram mais uma edição na segunda-feira (21) na Escadaria do Rosário. Com apresentação gratuita, o projeto surgiu através da organização de produtores culturais, músicos e pesquisadores com a proposta de divulgar uma forma de executar o samba e de preservar um dos principais elementos da cultura afro-brasileira, bem como valorizar os guardiões da Velha Guarda.
Continua depois da publicidade
A estreia do Samba de Terreiro aconteceu em janeiro de 2017 e reuniu um público de mais de mil pessoas na Escadaria do Rosário. Desde lá, já foram 25 apresentações, que contagiaram pessoas da cidade e também visitantes de outros Estados e até do exterior. Ao todo, são mais de 40 pessoas na equipe, que se organiza para viabilizar o projeto.
Antes da apresentação das músicas, os coordenadores iniciam cada roda com a explicação sobre o que é samba de terreiro ou samba de quadra e o objetivo do projeto. Entre os compositores que fizeram história, estão nomes como Silas de Oliveira, Noel Rosa de Oliveira, Dona Ivone Lara, Chico Santana, Paulo da Portela, Padeirinho e Cartola.