A partir da próxima segunda-feira, vocês vão começar a acompanhar novos episódios do nosso Alô Comunidade, dentro do Jornal do Almoço. Desta vez, as abordagens foram dentro da comunidade mais vulnerável do Estado, a Frei Damião. Durante muito tempo a Frei não pertenceu a São José e muito menos a Palhoça. Foi justamente isso que fez com o que o crescimento demasiado fizesse com que a área se tornasse um grande bolsão de pobreza.

Continua depois da publicidade

A característica principal daquele bairro, que hoje pertence ao município de Palhoça, é a migração. Lá encontramos pessoas de todos as regiões de Santa catarina, de demais estados e até outros países. A maioria chegou aqui na Grande Florianópolis para tentar um recomeço com mais oportunidades.

Uma das grandes lideranças da Frei Damião é o Alemão, o cara que posa conosco aí nas fotos, um dos caras mais gente boa que já conheci. Será através dos olhos deste guerreiro, movido pelo bem, que nossas viagens vão rolar. Na sexta-feira, estarei por lá ao vivo, mostrando que pouca coisa foi feita pelo poder público e, claro, para cobrar providências emergenciais. Na boa, vale muito a pena entender como é a vida dos moradores de lá, que querem viver e não mais sobreviver.