Acessar um público diferenciado, reconhecendo e incentivando o trabalho cultural nas comunidades. Esses são alguns dos objetivos de Inclassificáveis, coletivo teatral que inicia as apresentações do projeto 5 Minutos nas Comunidades na próxima semana, em Florianópolis. Contemplado pelo Prêmio do Fundo Municipal de Cultura, o projeto visita cinco comunidades: Morro da Mariquinha, Morro do Céu, Continente (Biblioteca barreiros Filho), Tapera e Morro do Mocotó. A Casa da Memória e o Teatro da Ubro completam o circuito do projeto, que compreende oito apresentações gratuitas.

Continua depois da publicidade

A escolha por esses espaços — muitas vezes chamados “não-convencionais” — se deu pela reflexão dos integrantes do Inclassificáveis a respeito da escassez de espaços culturais fora do centro da cidade, além do custo dos ingressos para o acesso ao teatro.

O ator e diretor Leandro Batz, nascido e criado no Morro da Mariquinha, protagoniza o espetáculo, que já foi apresentado em Florianópolis, Porto Alegre, Argentina, Uruguai, Cuba e México. Pela primeira vez, Leandro apresenta o trabalho na sua própria comunidade. “Nós acreditamos que os espaços que se disponibilizaram a receber nossa peça possam se tornar pontos de atividades cultuais comunitárias e, com a sequência dos projetos, locais formadores de agentes e atores culturais comunitários”, diz ele.

Inspirada na canção Te Recuerdo Amanda, do chileno Victor Jara, 5 Minutos apresenta e discute as ditaduras na América Latina (sobretudo no Brasil e Chile), lançando questões sobre a permanência do Estado excludente e da violência contra os trabalhadores e pessoas pobres. Todas as apresentações são gratuitas. A peça fala também do amor histórico, vivido por pessoas reais que são atravessadas em suas relações pessoais pelos acontecimentos sociais de sua época.

Programação

6/5, às 19h – Morro da Mariquinha, Mercearia da Amanda

Continua depois da publicidade

13/5, às 20h – Continente, Biblioteca Barreiros Filho (Coloninha)

23/5, às 20h – Centro, Casa da Memória

28/5, às 20h – Morro do Céu, AMORCEU

9/6, às 19h – Tapera, Associação Cultural dos Povos Tradicionais de Terreiro OjiséIfé

22/6, às 20h – Morro do Mocotó, cooperativa

28 e 29/6, às 20h – Centro, Teatro da Ubro