Quinhentos jovens aprendizes da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) tiveram momentos de emoção, aprendizagem e valorização da vida. Como parte da campanha do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a instituição promoveu um evento no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Continua depois da publicidade

Assim que chegavam, os jovens viam espalhadas pelo chão cartas com 94 sentimentos e deveriam escolher com qual deles se identificam ao começar a dinâmica. Depois, foi trabalhada a valorização da vida por meio de oficinas. O jogo da vida foi interpretado por uma partida de damas, usada para refletir sobre o comando da própria vida – e não faltaram lágrimas, sorrisos e abraços.

No fim, os jovens escreveram em folhas com formato de pétalas como eles estavam se sentindo ao sair do encontro. Unidas, elas formam agora um grande girassol em um painel dentro da Renapsi. A flor é associada à prevenção ao suicídio, por sempre buscar o sol, que reflete em suas pétalas o “brilho da vida”.

A Renapsi escolheu ainda a girafa para sua campanha da instituição por um motivo especial: a “pescoçuda” é dona do maior coração do mundo entre os animais terrestres.

Continua depois da publicidade