Quem está ligado na cena cultural brasileira através da web já deve ter assistido um videoclipe que está chamando a atenção, principalmente pelo número de participantes: 160. Eles interpretam a música ”Tocando em Frente”, de Almir Sater e Renato Teixeira, um clássico da nossa música popular. O mais bacana pra nós, do sul brasileiro, é que alguns dos nossos artistas e personalidades estão na seleta lista dos cantores que mandaram ver na cação.

Continua depois da publicidade

Renato Teixeira, Sérgio Reis, Thaeme Mariôto, Fagner, Renato Borguetti, Oswaldir, Carlos Magrão, Joel Marques, Adriana, Gustavo Kuerten, Perla, Silvio Brito, Tete Espíndola, Gazu, Thedy Correa, Sady Homrich e João Vicente (da banda Nenhum de Nós) estão entre os participantes, assim como o ex-jogador da seleção, Júnior; o ex-craque uruguaio Sérgio Ramirez e o técnico de futebol Ney Franco. Cada um deles gravou um trecho em casa e enviou ao editor, que juntou essas vozes e instrumentos num só vídeo.

O catarinense César Grisa e o pernambucano Ed Júnior são os idealizadores do projeto – que ganhou o nome de Movimento Multivozcional – e foram eles que mobilizaram todas essas personalidades. 

— Nossa ideia é mostrar que unidos podemos superar todas as dificuldades, levar uma mensagem de esperança para as pessoas e divulgar serviços de caráter social e solidários nestes tempos de pandemia — conta César. 

A edição do material ficou por conta de Ed Júnior.

Continua depois da publicidade

O vídeo tem 13 minutos e já soma mais de 130 mil acessos. O clipe começa com uma poesia, de autoria dos organizadores, e depois vem a música. Há também um making off no final. 

“Tocando em Frente” foi gravada pela primeira vez por Maria Bethânia em 1990, em seu álbum 25 anos. A canção ganhou os prêmios de Canção do Ano na Categoria Especial e de Melhor Canção na Categoria MPB do Prêmio Sharp de 1991. Além disso, foi tema de um filme e de quatro novelas.

Assista ao vídeo no canal do Movimento Multivozcional, onde o clipe foi lançado:

Leia mais:

Música e racismo devem ser os conteúdos abordados em novo programa catarinense