Recentemente um perfil no Instagram de nome @reggaecatarinense vem atraindo a atenção de muitos admiradores da música ao mesmo tempo que ganha cada vez mais credibilidade na mídia. E foi assim, de forma natural e despretensiosa, que nasceu, em agosto de 2019, a União Reggae Catarinense, um projeto idealizado por Magrão Lion e Cléo Borges, e que atualmente já reúne 45 bandas com projetos autorais de todas as regiões do estado de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Boa parte do sucesso da URC se deve também a tecnologia, que tem sido a solução para encurtar distâncias e fazer com que o grupo se fortaleça a cada dia. Em um grupo de WhatsApp a nova grande família do reggae trabalha de forma organizada e coletiva, promovendo o projeto através de lançamentos musicais, videoclipes, divulgação de parcerias, entre outras ações de marketing, se consolidado cada vez mais para o público da região e começando sua caminhada no mercado de eventos.

O objetivo do grupo é aquecer o atual cenário do reggae, transformando velhos pensamentos e conceitos associados ao estilo, e atualizando o atual panorama da música sem perder a tradição. Porque é desta forma, movimentando todo o mercado de shows e áudio visual em geral, que a URC busca a atenção do país para a música autoral de Santa Catarina.

No perfil do Grupo no Instagram é possível ver o apoio de grandes nomes do Reggae nacional como: Fauzy Beydon da Tribo de Jah, Celso Moretti, Hélio Bentes da banda Ponto de Equilíbrio e Ras Bernardo, um dos fundadores do Cidade Negra e que hoje também integra a URC.

​> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

Além disso, o grupo também mantém playlists no Spotify, Youtube e Deezer, que são divulgadas com frequência por todos os membros da União e pelo público que os acompanha.

Continua depois da publicidade

Segundo os Organizadores, a União é um sucesso pelo fato de cada projeto evoluir dentro do seu próprio tempo. Quem está começando tem acesso a informações e conteúdo privilegiado, podendo trocar informações com outros membros que já tiveram grande destaque no cenário nacional, enquanto os que têm projetos mais preparados passam a ter uma real chance de se lançar no mercado.

Entre os projetos futuros da União, destacamos o “Dia do Reggae Catarinense” evento que realizará shows de forma simultânea em todo estado, o Conexsanta uma espécie de intercâmbio de bandas migrando de região em região e a OktoberDread, realizada durante as festas de outubro em SC.