Sabadão, 16 de maio é o dia deles, Dia do Gari. Dia de enaltecer, valorizar e reconhecer estes profissionais que, geralmente sorrindo, se encarregam de coletar e dar o destino correto a tudo que não queremos mais. Durante muito tempo eles foram chamados de lixeiros, foram vítimas de discriminação e caçoados, simplesmente por estarem agindo certo, limpando a sujeira alheia.
Continua depois da publicidade
Neste sábado exibimos no Jornal do Almoço, uma homenagem bacana para os homens e mulheres que se resumem em orgulho mútuo, por serem os heróis das ruas. Acompanhamos uma das coletas nos bairros Saco Grande e Monte Verde. No caminhão estavam dois irmão, que em família correm pelas ruas dos bairro, juntando sacolas, sacos, esvaziando contentores, alegres e conquistando amigos.
Raphael e Felipe nos contaram que sem o concurso, que lhes garantiu o emprego, jamais teriam conquistado a estrutura de vida que tem hoje. Cristiano, que posa a direita da foto, tem um filhão apaixonado pela profissão do pai e almeja, num futuro breve, ser o mais novo gari da família. A esquerda na foto, está minha querida amiga Elaine, um orgulho de ser humano que temos no Morro da Mariquinha, mãe, esposa, universitária e apaixonada pela função que exerce na Comcap.
Desejo a todos os guerreiros e guerreiras da limpeza pública, muitas felicidades e, óbvio, saúde!
Continua depois da publicidade