Um grande encontro vai marcar o mês de agosto no Museu do Judiciário Catarinense: a mostra "M. _ Meu Lugar na Sociedade", do artista Gabriel Bonfim, e o lançamento do Agosto Lilás. Ambas ações tratam da mulher, indo da violência sofrida por ela ao seu empoderamento. A abertura da exposição acontece no dia 7 de agosto e será acompanhada por um debate que marcará o lançamento do Agosto Lilás. A arte de Gabriel continua em Florianópolis, depois do sucesso da exposição no Museu da Imagem e do Som, ficando aberta até 28 de agosto. 

Continua depois da publicidade

Implementado pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, o Agosto Lilás foi pensado para dar visibilidade à Lei Maria da Penha e sensibilizar toda a população sobre a importância da prevenção e combate à violência contra às mulheres. Uma série de eventos, palestras e mostras fazem parte das iniciativas que serão realizadas durante todo esse mês para reforçar a mensagem.

A campanha será instituída oficialmente em Florianópolis por meio da sanção de uma lei municipal no dia 7 de agosto, no gabinete do prefeito. A data é simbólica, já que nesse mesmo dia, em 2006, era sancionada a lei federal 11.340, mais conhecida como lei Maria da Penha. A lei marcou uma importante conquista de combate à violência contra as mulheres em todo país.

À noite, no Museu do Judiciário, o coquetel e lançamento do Agosto Lilás receberão um debate sobre o tema da campanha com mulheres que são referência na área e participação especial em vídeo da própria Maria da Penha e das mulheres fotografadas para a exposição. Roseli Pereira, coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura da Capital, será a mediadora do debate.

M. _ Meu Lugar na Sociedade

O nome da exposição, "M", é uma referência à mulher e, também, a Maria, nome feminino mais popular na América do Sul. São retratos de 11 mulheres, entre elas, Maria da Penha e Luiza Brunet, que se tornaram ícones em diferentes contextos, mas sob a mesma ótica na luta contra o preconceito, a violência e o machismo.

Continua depois da publicidade

Os retratos das mulheres também são acompanhados de uma videoinstalação artística com 11 telas de tablets. Nelas, Gabriel Bonfim expõe cenas de diálogos de diversas mulheres. 

Serviço

O quê: Exposição "M. _ Meu Lugar na Sociedade" e lançamento do Agosto Lilás
Quando: dia 7 de agosto (quarta-feira)
Local:  Museu do Judiciário Catarinense, Rua Álvaro Millen da Silveira, 208, Centro, Florianópolis
Ingresso: classificação e entrada livre
Mais informações: (48) 3287-2436