Com mais de 20 anos dedicados à arte, à religiosidade e à cultura popular da Ilha de Santa Catarina, o casal de artistas Osmarina e Paulo Villalva apresenta sua obra no Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), com sede no Palácio Cruz e Sousa.

Continua depois da publicidade

A mostra Devoção e fé: Senhor Jesus dos Passos, que fica em cartaz entre os dias 4 de abril e 30 de maio e faz uma representação dos tradicionais atos que compreendem o cortejo da Procissão do Senhor dos Passos, com peças de cerâmica de, em média, 25 cm de altura.

Composta por mais de 150 figuras, quatro placas em cerâmica sobre madeira (39x49cm), além de uma placa em madeira (92×70) representando a Catedral e um tapete com motivos religiosos confeccionado artesanalmente pelos artistas com materiais não perecíveis, como areia colorida, pedriscos e serragem coladas sobre tecido de juta, a exposição aborda o maior evento religioso de Florianópolis, que completa 253 anos em 2019.

Por sua importância religiosa e cultural, e estando entre os maiores eventos de fé do Brasil, a procissão Senhor dos Passos é considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto no 2.504 de 2006 e, desde 2018, é Patrimônio Cultural do Brasil.

Continua depois da publicidade