O episódio que revoltou os moradores do Sul da Ilha, em Florianópolis, teria acontecido na manhã desta segunda-feira (11), num trecho que fica próximo do corpo de bombeiros e a UPA Sul. As fotos que me foram enviados por um morador que transitava pela área de bicicleta e acabou se deparando com os sacos entreabertos, contendo lençóis e outros equipamentos usados em estabelecimentos médicos.

Continua depois da publicidade

Segundo a prefeitura de Florianópolis, um homem teria ido até o pronto atendimento para tentar descartar o material, mas foi informado de que ali não seria possível. Foi aí, que sem nenhum obstáculo aparente, o suposto dono do lixo o arremessou pela janela do carro. Por nota, a prefeitura relatou o episódio que envolveu na UPA.

"Ao chegar na UPA Sul, o homem disse que se tratava de material de atendimento médico. Porém, os servidores não sabem dizer exatamente do que se trata o material, pois não abriram ou verificaram o conteúdo. Um dos sacos estava "entreaberto", e dava para ver aventais, que não são de modelos usados em nenhuma Unidade de Saúde da Prefeitura. A Prefeitura reitera que todos as unidades de saúde tem procedimentos e local para descarte adequado dos resíduos ali gerados."

lixo
(Foto: Divulgação)

A prefeitura diz ainda, que a situação foi encaminhada para as autoridades competentes e, que, o homem recebeu recomendações de como deveria prosseguir com o material.

"A Prefeitura de Florianópolis, informa que os resíduos que aparecem na imagem denunciada não tem origem na Unidade de Pronto Atendimento do Sul da Ilha. O descarte irregular foi feito por um cidadão que, ao saber que a Unidade não aceitava esse tipo de rejeito, e com todas as orientações passadas pela equipe técnica, saiu do local e arremessou os sacos para fora do carro a 200 metros da Unidade.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre o Coronavírus

A coordenação do espaço denunciou o ato à Polícia Civil e Vigilância Sanitária que tomará as medidas cabíveis para identificação do homem e punição pelo código sanitário. Os resíduos de saúde serão recolhidos ainda hoje pelo serviço da  Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap) que atende a rede municipal para que seja feito o descarte correto do material. 

A administração municipal relembra que os serviços de saúde, como hospitais, clínicas, farmácias, laboratórios são obrigados a contratar logística para encaminhamento dos resíduos infectantes. Quando a máscaras e luvas descartáveis, desde o começo da pandemia, a Prefeitura de Florianópolis elaborou plano para instruir profissionais da Comcap e de todas as unidades sobre como descartar corretamente estes rejeitos: na coleta convencional, junto com o lixo de banheiro, bem embalado."

lixo
(Foto: Divulgação)

Fato é, que o crime ambiental praticado em plena pandemia fez com que moradores e profissionais da UPA Sul ficassem preocupados. Quanta irresponsabilidade do transeunte. Não é mesmo?