Na Boca e O Bate Bate dos Dentes serão lançados nesta quarta-feira (03) na Livraria Catarinense do Beiramar Shopping, em Florianópolis, a partir das 18h.
Continua depois da publicidade
Chupar dedo, roer unha, usar chupeta, bruxismo. Trabalhando na Clínica de Odontopediatria da Universidade Federal de Santa Catarina, a psicóloga Rosamaria Areal e as professoras de Odontopediatria Vera Lúcia Bosco e Michele Bolan observaram crianças já bem crescidinhas apegadas a estes hábitos, que com o passar do tempo e frequência ficam mais difíceis de abandonar.
Afetam a saúde e quando não interrompidos no tempo certo, causam importantes alterações nos dentes, na boca e no rosto. “Roer unhas e ranger os dentes são muito frequentes e podem trazer consequências prejudiciais para a cavidade bucal, além de perturbações do sono, dores de cabeça, entre outras”, explica Rosamaria.
Superar os hábitos bucais nocivos é um dos objetivos pretendidos pelos livros, e segundo a professora Vera Bosco, as obras são importantes ferramentas para complementar a atenção dos pais e dos profissionais envolvidos: “a participação amorosa dos pais ou de quem se disponibilize a acompanhar a criança no processo, dando a ela a atenção requerida, é fundamental para o sucesso da terapia. Os livros indicam uma atividade diária, pelo período que a criança necessitar, onde alguém estará exclusivamente dedicada a ela, até que ela enraíze o abandono do hábito nocivo”, salienta.
As técnicas foram desenvolvidas por Rosamaria — e são utilizadas diariamente na clínica —, que idealizou os livros e sua utilização. A parceria com Vera e Michele foi estabelecida pela necessidade de colocar os livros no papel, com uma linguagem odontopediátrica.
Continua depois da publicidade